Renovado até 31/12/2022
Novos Projetos
Nova Equipe de Pesquisadores
Renewed until 12/31/2022
New Projects
New Research Team
UFSC
UFSCar
FURB
PUCRS
UFAL
UFMG
UFRGS
UFSJ
UNB
UNICAMP
USP-SCar
USP
Objetivos
 
 

A estruturação de um compromisso formal entre os diversos pesquisadores do grupo na área de Catálise em Sistemas Moleculares e Nanoestruturados constitui um dos maiores objetivos a ser alcançado com o Instituto. Dessa forma, a formação complementar e a troca de experiências, a serem fomentadas através de cursos, workshops e seminários, deverá fortalecer os programas de doutorado sanduíche nacionais, onde os alunos poderão conhecer pessoalmente laboratórios com experiências diversificadas. O aumento da mobilidade acadêmica em todos seus níveis contribuirá para a formação de recursos humanos qualificados de alto nível na pós-graduação e na graduação e permitirá que a pesquisa gerada possa ser da mais alta qualidade. Portanto, trata-se de um projeto de pesquisa multidisciplinar que deve produzir resultados potencialmente aplicáveis numa gama de áreas tecnológicas.

Uma contribuição importante para a sociedade é a formação de Recursos Humanos, treinados em diversas áreas que, após concluírem seus cursos, deverão assumir funções de professores/pesquisadores nos diversos centros de pesquisa acadêmica e industrial do País. É necessário que se multipliquem pelas instituições de formação desse país, os professores/pesquisadores, cujas experiências e engajamento permitam superar o campo restrito da disciplina na qual se deu a formação inicial de cada um e que funcionem, definitivamente, como foco irradiador de mudanças úteis à educação, em geral, e à ciência e à tecnologia, em particular. Tais metas do Instituto estão em consonância com a política de desenvolvimento tecnológica e social do País.

Além disso, a pesquisa na área de catálise é muito promissora na solução de diversos problemas do mundo moderno, tais como a terapia genética, a obtenção de combustíveis de fontes renováveis e a obtenção de novos fármacos, entre outros. A catálise tem contribuído significativamente em processos que visam o desenvolvimento sustentável e a proteção ambiental, dentro do conceito de Química Verde.

Em suma, os objetivos são:

  • Contribuir para o avanço do campo, da educação em geral e da ciência e tecnologia através de centros de excelência;
  • Promover a formação de professores e pesquisadores altamente qualificados;
  • Criar compromissos formais entre pesquisadores de áreas afins e de áreas multidisciplinares, através de seminários, workshops etc.;
  • Fortalecer programas de graduação e pós-graduação, através de visitas guiadas a laboratórios;
  • Contribuir para a solução de vários problemas do mundo atual, principalmente no que tange o desenvolvimento sustentável, o meio ambiente e a química verde, e o campo farmacológico;
  • Promover a popularização da catálise junto a todos os que vierem a se interessar, através de todas as atividades acima, mas em especial, através da página, dos núcleos e da marca INCT.